O simpósio sobre a Doença de Chagas aconteceu na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) no dia 19/05/2015 com a presença de 160 profissionais de saúde, acadêmicos e pesquisadores. Segundo a Dra. Clareci Cardoso, foram apresentados conteúdos de atualização científica, avaliação clínica e tratamentos da doença. O destaque foi o uso do Benzonidazol – droga utilizada para tratamento enfermidade, que pode levar à cura ou prevenir complicações cardíacas.
O fórum apresentou também os resultados de um projeto de pesquisa conduzido em 22 cidades do Norte de Minas, onde se concentra maior número de pacientes com a doença de chagas. O estudo acompanha um total de 2.200 pacientes com realização de exames específicos, como o eletrocardiograma, ecocardiograma, avaliação clínica e laboratorial.
O grupo de pesquisadores em Chagas é liderado pela pesquisadora Dra. Ester Cerdeira Sabino, professora-doutora da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Coordenador geral da Rede de Teleassistência, Dr. Antonio Luiz Pinho Ribeiro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento contou também com as participações da coordenadora do polo universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na Rede de Teleassistência de Minas Gerais Profa. Dra. Clareci Silva Cardoso e do coordenador de polo da UNIMONTES prof. André Antunes Pires, além do reitor da UNIMONTES Dr. João dos Reis Canela.