1º Jornadas Internacionais de Telessaúde e Telemedicina


Aconteceu, na Cidade de Quito no período de 9 a 11 de fevereiro, as 1as Jornadas Internacionais de Telessaúde e Telemedicina, evento organizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Equador.

No evento, a Rede Mineira de Teleassistência esteve representada por Mônica Pena, assessora de projetos do Centro de Telessaúde e pelo Prof. Daniel Ferreira Cunha, coordenador do pólo Uberaba. Na sessão Científica Realidade Atual da Telemedicina na América Latina e Caribe, a experiência de telessaúde desenvolvida no estado de Minas Gerais pôde ser compartilhada com as experiências apresentadas pelo México, Equador e Venezuela, que completaram a mesa de discussão.

“Foi gratificante compartilhar nossa experiência com 11 países e constatar que os projetos desenvolvidos na América Latina estão em franca expansão e já se aproximam das experiências vivenciadas nos Estados Unidos e em países da Europa”, conclui Mônica Pena.

Para Daniel Cunha, as ‘Jornadas Internacionais’ constituíram evento do mais  alto nível científico e tecnológico, e que “ficou claro que o uso da tecnologia de informação constitui etapa fundamental para melhorar o acesso à saúde de pessoas vivendo distantes dos grandes e médios centros urbanos, como já ocorre desde 2006 no Estado de Minas Gerais, com o programa Tele Minas Saúde”.

Em sua avaliação, os participantes do evento consideram que “todos os países devem ampliar seus Programas de Teleassistência em diversas áreas de atenção, e promover a educação continuada dos profissionais envolvidos”.

 

EnglishPortuguese