1.000.000 de Eletrocardiogramas

A Rede de Teleassistência de Minas Gerais alcançou a incrível marca da realização de 1.000.000 de eletrocardiogramas em seu Sistema de Telediagnóstico no dia 20 de agosto de 2012.
A história merece ser revista. O primeiro exame a distancia foi realizado pelo município Quartel Geral em 20 de junho de 2006 e analisado pelo Dr. Gláucio Galeno. Na ocasião, eram apenas 10 municípios conectados ao Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Seis anos após, são 659 municípios em operação conectados a seis universidades públicas mineiras. O milionésimo exame foi realizado em Ubaí e analisado pelo Dr. Fabio Mota da Universidade Federal de Uberlândia.

um-milhao-eletrocardiogramasEsse resultado se configura como exemplo de incorporação da telessaúde no sistema público de saúde. Em nome dos pacientes atendidos, externamos nossa gratidão a todos que acreditaram na telessaúde. Obrigado ao Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte, FAPEMIG, FINEP, CNPq e às Universidades UFMG, UFU, UFTM, UFJF, UNIMONTES e UFSJ.

Que essa história, presa nas montanhas de Minas, voe pela Internet e sirva de inspiração àqueles com poder e capacidade de disseminar a telessaúde pelo bem de tantos anônimos desconhecidos de regiões mais distantes.
Nesse momento de muita emoção, dizemos apenas Muito obrigado! a você, que contribuiu com essa história.