Teleoftalmologia

O serviço iniciou suas atividades como um projeto de pesquisa, financiado pela FAPEMIG, com objetivo de realizar análise econômica da aplicação da telerretinografia na triagem da retinopatia diabética nos Centros de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) do Estado de Minas Gerais. O estudo tem demonstrado o potencial da telessaúde para promover redução dos encaminhamentos, facilitar o acesso aos serviços especializados e reduzir tempo de diagnóstico. Tudo isso tem sido possível com menor custo, também diminuindo/evitando gastos com tratamentos de alta complexidade para complicações preveníveis com o diagnóstico precoce.

A telerretinografia é a principal modalidade de telediagnóstico em oftalmologia na Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG).

Os serviços de teleoftalmologia incluem:

  • Laudos de retinografia
  • Teleconsultoria

Horário de funcionamento

O serviço de telerretinografia da RTMG funciona de Segunda a Sexta-feira de 8 às 20 horas.

Os exames são analisados em até 72 horas após o envio de todos os dados necessários para o laudo.

Configurações básicas

O Sistema é executado em uma aplicação desenvolvida em Java 1.7.X, sendo plenamente compatível com o sistemas operacionais Windows 7 (novas versões do Windows estão sendo testadas) e OS X. Para a transmissão das imagens é necessário o acesso à internet com conexão mínima de 2Mbps (megabits por segundo). A segurança das informações trafegadas é garantida por protocolos internos de compactação e criptografia.

Escala da teleoftalmologia

EnglishPortuguese
Olá, sou Ana. Em que posso ajudar?
Chat Coronavirus