As doenças respiratórias representam uma carga significativa para os serviços de saúde e são responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos em unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). Entre as doenças respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma são as mais prevalentes e com maior mortalidade e incapacidade. Além disso, no último ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandêmica a infecção pelo vírus SARS-CoV-2. Os indivíduos que sobrevivem à forma grave da doença podem apresentar complicações pulmonares a longo prazo, sendo a fibrose pulmonar e a embolia pulmonar as mais temidas. O diagnóstico precoce é importante para garantir que as doenças respiratórias recebam o tratamento correto. Espera-se que os médicos da atenção primária forneçam atendimento eficaz para pelo menos 85% dos problemas de saúde, incluindo doenças respiratórias. A espirometria é um instrumento de baixo custo e fundamental como exame complementar no diagnóstico das principais doenças respiratórias crônicas.
Acesso ao exame de espirometria para diagnóstico e a quantificação dos distúrbios ventilatórios.
Emissão de laudos dos exames de espirometria realizados, bem como teleconsultorias para suporte às decisões através de turnos de plantão para discussões de casos clínicos.

Os profissionais (médicos e enfermeiros) das Unidades Básicas indicadas deverão acessar o tutorial e o manual para utilização do sistema disponíveis nos links abaixo. Para utilização do sistema, o usuário deverá estar devidamente cadastrado no portal do CNES com dados atualizados.

Os médicos das Unidades Básicas deverão acessar o tutorial e o manual para utilização do sistema disponíveis nos links abaixo. Para utilização do sistema, o usuário deverá estar devidamente cadastrado no portal do CNES com dados atualizados.

Clique nos botões abaixo para fazer o download do manual e/ou programas.