Parceria entre o Centro de Telessaúde do HC-UFMG e a ALMG oferece soluções em saúde digital para a população mineira durante a pandemia


07.07.2020

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH, com financiamento de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a UFMG, está desenvolvendo soluções em saúde digital focadas na prevenção e no controle do novo coronavírus. O projeto TeleCOVID-19 visa a assistência e a orientação da população, e a capacitação dos profissionais e gestores de saúde para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, por meio de ferramentas práticas e funcionais.

O Centro de Telessaúde possui duas frentes principais de trabalho. A primeira envolve a triagem, a orientação e o monitoramento a distância de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Os atendimentos são realizados por meio de teleconsultas ou serviço de chatbot desenvolvido pelo Centro de Telessaúde. A ferramenta está disponível a todo cidadão. O acesso pode ser realizado pelo hotsite telessaude.hc.ufmg.br ou por meio de mensagem pelo WhatsApp (31)7142-3018.

A outra frente de atuação engloba o suporte aos profissionais de saúde quanto à conduta com o paciente suspeito por meio de diferentes metodologias educacionais: cursos, vídeos, infográficos, boletins epidemiológicos. Os materiais são disponibilizados nas mídias sociais do Centro de Telessaúde do HC-UFMG (YouTube, Facebook e Instagram) e no hotsite construído especificamente para o enfrentamento do novo coronavírus. Até o momento, já foram elaboradas duas webaulas, 14 vídeos, 16 infográficos, dois protocolos e cerca de 120 perguntas e respostas sobre a COVID-19, somando mais de 100 mil acessos em todo o Brasil e também no exterior.

O piloto do projeto foi implantado em Divinópolis e será estendido a outras cidades de Minas: a implementação em Teófilo Otoni está prevista para iniciar em julho e estão sendo realizadas as primeiras discussões para implantação no município de Montes Claros.

EnglishPortuguese
Olá, sou Ana. Em que posso ajudar?
Chat Coronavirus