Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH recebe visita da University of Southampton

09.03.2020

Na primeira semana de março, o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH recebeu a visita do Professor James Batchelor (Clinical Informatics and Healthcare Innovation) da University of Southampton.  O encontro (Kickoff meeting) teve como objetivo dar início ao projeto “Controle da Hipertensão e Diabetes em Minas Gerais (CHArMING)”, cujo objetivo é desenvolver e implementar uma plataforma multidimensional integrada de saúde digital no contexto da Atenção Primária de Saúde para o manejo de pacientes com hipertensão e diabetes.

O projeto CHArMING é financiado pelo Medical  Research Council britânico, órgão de  fomento a pesquisas na área da saúde em universidades e hospitais universitários no Reino Unido e no Mundo. O projeto é uma parceria entre a University of Southampton e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Centro de Telessaúde HC-UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFMG, e com apoio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. As atividades serão desenvolvidas na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) campus avançado Teófilo Otoni, também uma parceira no projeto.

A intervenção envolve abordagem multidisciplinar desenvolvida em investigação prévia (Projeto HealthRise Brazil Teófilo Otoni), entre os anos de 2018 e 2020, utilizando ferramentas de telessaúde desenvolvidas no Centro de Telessaúde do HC-UFMG, com financiamento da Medtronic Foundation.  O projeto contou ainda com apoio financeiro do Ministério da Saúde para manutenção dos 34 pontos de atendimento já estabelecidos.

O Professor James Batchelor, em sua visita ao Centro, relatou que sua expectativa em relação ao projeto é muito boa: “Considero que será uma oportunidade única de troca de experiências e expansão do trabalho já desenvolvido pelo Centro de Telessaúde. As ferramentas desenvolvidas poderão ser utilizadas não somente aqui no Brasil, mas também em outros países”.

James Batchelor

EnglishPortuguese
Olá, sou Ana. Em que posso ajudar?
Chat Coronavirus