Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH recebe visita da University of Southampton

09.03.2020

Na primeira semana de março, o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH recebeu a visita do Professor James Batchelor (Clinical Informatics and Healthcare Innovation) da University of Southampton.  O encontro (Kickoff meeting) teve como objetivo dar início ao projeto “Controle da Hipertensão e Diabetes em Minas Gerais (CHArMING)”, cujo objetivo é desenvolver e implementar uma plataforma multidimensional integrada de saúde digital no contexto da Atenção Primária de Saúde para o manejo de pacientes com hipertensão e diabetes.

O projeto CHArMING é financiado pelo Medical  Research Council britânico, órgão de  fomento a pesquisas na área da saúde em universidades e hospitais universitários no Reino Unido e no Mundo. O projeto é uma parceria entre a University of Southampton e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Centro de Telessaúde HC-UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFMG, e com apoio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. As atividades serão desenvolvidas na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) campus avançado Teófilo Otoni, também uma parceira no projeto.

A intervenção envolve abordagem multidisciplinar desenvolvida em investigação prévia (Projeto HealthRise Brazil Teófilo Otoni), entre os anos de 2018 e 2020, utilizando ferramentas de telessaúde desenvolvidas no Centro de Telessaúde do HC-UFMG, com financiamento da Medtronic Foundation.  O projeto contou ainda com apoio financeiro do Ministério da Saúde para manutenção dos 34 pontos de atendimento já estabelecidos.

O Professor James Batchelor, em sua visita ao Centro, relatou que sua expectativa em relação ao projeto é muito boa: “Considero que será uma oportunidade única de troca de experiências e expansão do trabalho já desenvolvido pelo Centro de Telessaúde. As ferramentas desenvolvidas poderão ser utilizadas não somente aqui no Brasil, mas também em outros países”.

James Batchelor