Reunião dos coordenadores da RTMG

22.12.2015

Ocorreu no dia 14 de dezembro de 2015, reunião geral com os coordenadores da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), no Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte. Foram apresentados os resultados de 2015 dos projetos e dos setores (financeiro, TI, tele-educação, teleconsultoria, telediagnóstico, produção científica) e foram discutidos os objetivos e projetos para 2016.

A Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) é uma parceria de seis universidades públicas que tem por objetivo desenvolver, implementar e avaliar sistemas de telessaúde. As instituições participantes são o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), centro coordenador da Rede, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Entre os principais projetos da RTMG em 2015, destacam-se: Projeto TeleREG, que tem objetivo de reduzir os encaminhamentos de pacientes a consultas especializadas e está sendo atualmente implantado em Montes Claros, Paula Cândido e Viçosa; Projeto Retinografia que vem realizando laudos de retinografia à distância para os Centros Hiperdia de Viçosa e Santo Antônio do Monte e que inclui análise econômica da aplicação de ferramentas de telessaúde na triagem da retinopatia diabética; e Projeto Tele-educação com foco na utilização de ferramentas tecnológicas para a construção e aperfeiçoamento de conhecimentos de alunos e profissionais das diferentes áreas do conhecimento.

A RTMG termina o ano de 2015 com mais de 2,4 milhões de laudos emitidos e mais de 73 mil teleconsultorias respondidas. Atualmente oferece os serviços de laudos à distância de eletrocardiograma, MAPA, Holter, Retinografia e Espirometria, além dos serviços de teleconsultoria, TeleREG e Tele-educação. A RTMG ainda presta serviço de compartilhamento de infraestrutura para novos negócios em Telessaúde (saiba mais).

A reunião dos coordenadores dos polos da RTMG acontece periodicamente e visa alinhar as ações regionais aos objetivos institucionais para evolução da dos serviços prestados.

Reunião dos coordenadores da RTMG