Pesquisadores da RTMG e HC são destaque na revista oficial da American Heart Association

04.02.2016

Um grupo de pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, formado pelo coordenador da Rede de Teleassistência de Minas Gerais e professor do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, Luisa Campos Caldeira Brant, médica cardiologista Ebserh/HC-UFMG, e Sandhi Maria Barreto, professora titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, é destaque na última edição da revista “Circulation”, publicação oficial da American Heart Association e uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo. Eles foram convidados para participar de uma série sobre saúde global e doenças cardiovasculares com um artigo sobre a situação da saúde cardiovascular no país, contextualizada para a forma de organização do sistema de saúde brasileiro.

O texto aborda os fatores de risco cardiovascular, com ênfase nos progressos na redução do tabagismo, e também a prevalência crescente da obesidade e do diabetes. Discute-se ainda as tendências da mortalidade cardiovascular e como a redução das taxas é desigual, favorecendo menos os mais pobres. As principais causas de internação e os problemas relacionados a assistência, especialmente no SUS, decorrentes das dificuldades de acesso e da qualidade irregular da assistência à saúde, especialmente no SUS, também são debatidos. No fim do artigo propõe-se uma agenda de problemas a serem abordados, seja pela pesquisa ou pela melhor organização do SUS.

Os autores do artigo atuam com cardiologia, epidemiologia e política de saúde cardiovascular e estão ligados ao ELSA – Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto, projeto que tem como objetivo estudar os determinantes das doenças cardiovasculares e diabetes no Brasil. O estudo multicêntrico envolve a Fiocruz e cinco universidades públicas, entre elas a UFMG.

Para o professor Antonio Luiz Pinho Ribeiro, a importância do trabalho é dar visibilidade mundial à questão da saúde cardiovascular no Brasil. “Para a equipe do HC, ter sido escolhido para liderar esta tarefa é também um reconhecimento ao que a cardiologia da instituição tem feito nos últimos anos”, afirma.

Já Luisa afirma que a publicação do artigo demonstra que a cardiologia do HC está envolvida não só com a assistência direta do paciente cardiopata, mas também com o entendimento mais amplo das doenças cardiovasculares no contexto da saúde pública brasileira.

O artigo pode ser encontrado no link http://circ.ahajournals.org/content/133/4/422.abstract e está disponível pelo www.periodicos.capes.gov.br.